Crie seu Laboratório de Ciência de Dados em 5 Minutos
- dadoaentender
- 1 de nov.
- 2 min de leitura

Introdução
Alguns dos próximos artigos do "Dado" a Entender trarão exemplos práticos de modelos preditivos e análises de dados, utilizando principalmente as linguagens de programação R e Python. Para acompanhar, seria ideal que você tenha acesso a um ambiente onde essas ferramentas estejam prontas para uso. Sei que nem sempre é fácil configurar isso localmente. 😞
Mas não desista! Neste artigo, apresento o Google Colab, uma solução versátil para criar, testar e explorar seus projetos de análise de dados de forma simples e sem complicações — direto da nuvem e sem instalar nada no computador! Vamos lá? 😊
O que é o Google Colab?
Imagine um ambiente de programação na nuvem, com uma versão gratuita, pronto para rodar Python e R, com uma interface intuitiva para documentar seus códigos. O Google Colaboratory (ou simplesmente Colab) é uma plataforma criada pelo Google que combina a praticidade da nuvem com o poder das linguagens de programação mais populares no contexto da inteligência de dados.
Por que usar o Google Colab?
Sem complicações: Basta acessar com sua conta Google. Sem instalações nem configurações locais.
Grátis: A versão gratuita é suficiente para boa parte dos casos. Se precisar de mais memória ou processamento, há planos pagos.
Acesso em qualquer lugar: Continue de onde parou, usando qualquer dispositivo com navegador.
Python e R: Combine o melhor dos dois mundos!
Tutorial: Seus Primeiros Códigos no Google Colab
1. Explorando o Python no Colab
Passo 1: Acesse o Colab
Abra o navegador e vá para Google Colab.
Entre com sua conta Google.
Clique em "Novo Notebook".
Passo 2: Rodando seu primeiro código
Por padrão, o ambiente está configurado para Python. Digite o seguinte código na primeira célula e pressione Shift + Enter para executá-lo:
print("Bem-vindo ao Google Colab! Seu laboratório de dados está pronto!")🎉 Parabéns! Você acabou de rodar seu primeiro código no Colab!

Você pode adicionar novos campos para código (pode distribuir suas linhas de código em vários campos, para uma melhor organização) ou texto (pode documentar as funcionalidades de cada campo de código com alguns recursos de editor de texto simples). Vejam o exemplo abaixo:

2. Explorando o R no Colab
Passo 1: Alterando o ambiente para R
No menu, clique em "Runtime" > "Change runtime type".
Em "Tipo de execução", altere de Python 3 para R.
Clique em Salvar.
Agora o notebook está pronto para a linguagem R! Digite e execute o código abaixo (que está na sintaxe do R):
x <- c(1, 2, 3, 4, 5)
mean(x)
Quer mais um exemplo?
Acesse este notebook exemplo, onde demonstro como implementar o modelo ETS (abordado inicialmente aqui) usando a linguagem R.
Com o Google Colab, você está a poucos cliques de transformar ideias em análises práticas! Comece agora e prepare-se para os próximos artigos do "Dado" a Entender!




Comentários